Sintomas de Intolerância Alimentar

222

Os sintomas da intolerância alimentar normalmente surgem pouco tempo depois de se ingerir um alimento para o qual o corpo tem maior dificuldade em fazer a digestão e, por isso, os sintomas mais comuns incluem o excesso de gases, a dor abdominal ou as náuseas, por exemplo.

Os alimentos que têm maiores chances de provocar este tipo de sintomas incluem o leite, os ovos, o chocolate, o pão, o camarão e o tomate, mas muitos outros podem causar este tipo de sinais, variando muito de pessoa para pessoa.

1. Dor de cabeça constante;
2. Cansaço excessivo;
3. Dor abdominal;
4. Barriga inchada;
5. Coceira e manchas na pele;
6. Dor frequente nas articulações, e
7. Azia frequente.

Como confirmar se é intolerância alimentar
Uma vez que os sintomas de intolerância podem são semelhante a outros problemas gástricos e intestinais a melhor forma de confirmar a intolerância, e despistar outras doenças, é consultando um gastroenterologista para avaliar os sintomas e fazer exames como análises de sangue ou exame de fezes, por exemplo.

Para o diagnóstico da intolerância alimentar o médico poderá ainda sugerir que se faça o teste da provocação, que consiste em comer o alimento do qual se desconfia de intolerância e depois observar se surge algum sintoma.